Friday, April 07, 2006

Purpurinas (parte II)

Então está explicado. Purpurinas é isto. O problema é que a minha leitora (e fã - com til e tudo, porque é vaidosa) Sereia só mostrou a imagem. Não explicou o que era.
É verdade que uma imagem vale mais do que mil palavras. Já diz o ditado. Mas neste caso eu precisava mesmo de uma explicação.

Fiquei a olhar para o boneco e a verdade é que não percebi o que era. Pareciam-me boiões de guache. Ou tintas. Ou qualquer coisa vagamente relacionada com árvores de Natal.

Só passados alguns segundos é que me ocorreu o que seria aquilo:

Purpurinas são coisas de maquilhagem (esta palavra é parva mas é assim que está no dicionário). São aqueles pózinhos (ou estrelinhas ou lá o que é) que as mulheres às vezes põem nos braços, no peito ou na cara. Nunca percebi porquê, ou em que situações, é conveniente e apropriado usar purpurinas (ou "estrelinhas" como eu diria antes de saber o nome correcto disto).
Possivelmente será para ficarem mais bonitas e brilhantes glamorosas. E mais coloridas. E para chamar a atenção para o local do corpo onde a purpurina é aplicada.

O conceito é um bocado estranho. Confesso que não o compreendo muito bem. As "estrelinhas", a mim, fazem-me sempre lembrar os mimos ou o palhaço rico. Ou o Batatinha. Será que o Batatinha usa purpurinas? Talvez. O palhaço rico usa de certeza, mas esse sempre foi um bocado efeminado.

Isto é só mais uma prova de que as mulheres se produzem para se impressionar umas às outras e não para impressionar os homens. Os homens nem fazem ideia do que são purpurinas ou outras invenções do género.

Para os homens, maquilhagem é batôn e pintar os olhos (com tintas e instrumentos que a minha falta de cultura sobre o tema me impede de enumerar). E também é aquele aparelho de tortura sórdido que é uma mistura entre um ferro de soldar e umas pinças para servir salada (mas em miniatura) e que serve para puxar as pestanas.
Já o objectivo de uma mulher puxar as suas próprias pestanas... isso já nem me atrevo a imaginar. Será que puxam as pestanas umas das outras? Ou será que o usam nelas próprias? Para dizer a verdade nunca vi nenhum aparelho desses ao vivo. Mas aparece muito em filmes e na Fashion TV, por isso deve existir.

1 Conversas paralelas:

Blogger Sereia said...

Desculpa fixemobil, tens toda a razão, achei que só com a imagem ficarias elucidado, mas a Alice vais mostrar-vos ao vivo e a cores os pozinhos.
De qualquer forma vou ilustrar no meu blog a utilização das ditas!

11/4/06 19:58  

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker