Wednesday, November 23, 2005

Conversas de MSN no nosso café

Uma conversa de café é como uma conversa de MSN. Mas o que o MSN, ou outros messengers afins, têm de bom é, entre outras coisas, podermos ter conversas paralelas como uma pessoa. Ou serão mais monólogos pararelos. Que persistem sem nunca se tocar.

Desde o "Olá" inicial até ao "Tchau" que fecha a conversa, cada um escreve e discorre sobre os mais variados temas. Conta a sua vida ou vida alheia. E o interlocutor faz o mesmo.
Conta as suas coisas lendo (ou não) a conversa do outro, mas falando sobre os seus próprios assuntos sem nunca abordar os temas mencionados pelo outro.

E é tão conveniente. Cada um dá largas ao seu ego-centrismo e é dono de todo o protagonismo, sem perturbar o do outro.

Quer dizer... bem vistas as coisas, é uma técnica muito conhecida, utilizada em qualquer conversa de café. Alías é muitíssimo utilizada e bem apurada por qualquer casal que se preze. Começa com o famoso "Então querida, como é que foi o teu dia?" e depois cada um conta as nossas coisinhas. E no fim sentem-se bem mais leve. "Então adeus, beijinho e até amanhã". E fica tudo bem.

Ainda assim há excepções, e aí o msn leva vantagem.
Em raras ocasiões, uma das conversas começa a interessar ao outro, e aí é necessário recorrer à técnica da conversa cruzada.
Cada um vai contado a sua coisa, tal como no método da conversa paralela clássica, mas a certa altura um dos intervenientes responde ao outro, continuando com o seu fluxo de conversa inicial. A partir daí criam-se dois ramos de conversas cruzadas que podem durar apenas uma ou duas frases, ou podem prolongar-se mais tempo.

Não é fácil. E para resultar em conversas de café tem que ser bem treinado. Temos que experimentar um dia.

0 Conversas paralelas:

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker